TABELA COM AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO VW FUSCA DE 1959 a 1996
ANO DE MODICAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS
1959 Início da produção, no dia 3 de janeiro de 1959.
Estabilizador da suspensão dianteira.
1960 Volante tipo cálice.
São eliminadas as “bananinhas”, substituidas por luzes sobre os pára-lamas dianteiros.
1961 Câmbio passa a ter primeira sincronizada.
Painel recebe marcador de combustível elétrico.
Instalada a alça para o passageiro dianteiro.
1962 Chassi passava a ser nacional.
Faróis passam a ter facho assimétrico
Lanternas traseiras aumentam.
1963 Janelas traseiras passam a ser basculantes.
Lavador de pára-brisa acionado por botão no painel (pneumático)
Amortecedor de direção
1964 Novo tanque de combustível, mais delgado, que torna o porta-malas dianteiro mais amplo.
Forrações internas mudam de padronagem
1965 Cobertura da lanterna da placa traseira fica maior.
Piscas dianteiros ficam maiores.
Barra de direção passa a ter lubrificação automática.
Banco traseiro torna-se dobrável.
Oferecido opcionalmente o teto solar metálico de acionamento manual.
Novos bancos dianteiros.
Lançada a versão simplificada “Pé de boi”.
1966 Deixam de ser oferecidas a versão “Pé de boi” e o teto solar opcional.
Modelos da 2ª série recebem ligeiro aumento na vigia traseira e limpadores de pára-brisa em repouso à direita (“modelinho”), já antevendo o modelo 1967.
1967 Motores passam a ter 1.300 cm³ e 38 cv
Novas rodas dotadas de furos para ventilação dos freios.
Novos revestimentos internos.
Na 2ª série de 1967 é lançado o fusca com sistema elétrico de 12V.
1968 Caixa de direção deixa de ser lubrificada à óleo e passa a utilizar graxa.
1969 Novo retrovisor externo montado na própria porta e não mais na dobradiça.
1970 Na 1ª série de 1970 não houveram alterções em relação à linha 1969.
Na 2ª série de 1970 é lançado o fusca com motorização de 1.500 cm³ (44cv). Oferece itens exclusivos como: bitola traseira mais larga, barra compensadora traseira, rodas com quatro furos, calotas “chatas”, lanternas traseiras e capô diferenciados e freios dianteiros a disco opcionais (conhecido como “Fuscão”).
Para-choques de lâmina única.
Novos capôs dianteiros e traseiros.
Painel revestido com plástico (em preto na versão 1300 e imitando jacarandá na versão 1500).
1971 N/D
1972 N/D
1973 Novos faróis na vertical e novos paralamas
Surge o 1.500 Standard.
Modificações no carburador.
Novos revestimentos internos.
1974 Lançado o Fusca 1.600 S (54 cv) com dupla carburação e novas rodas aro 14 polegadas. Uma tomada de ar sobre a tampa do motor dá um caráter esportivo ao veículo(conhecido como “Bezourrão”).
Bitola dianteira mais larga.
Acelerador de duplo estágio visando economia de combustível.
Adotadas tomadas de ar à frente do pára-brisa.
Adotadas saídas de ar junto aos vidros laterais traseiros (as “orelhinhas”).
1975 Reforços no chassi.
Oferecida a versão 1300L.
Versões 1.500 e 1.600S são substituídas pelo 1.600 básico.
1976 N/D
1977 1.300 L e 1.600 recebem melhorias no acabamento.
Sistema de freios passa a ter luz-piloto no painel de instrumentos.
Carroceria ganha novos reforços.
1978 Novas maçanetas externas (com gatilho) e internas.
Tampa do tanque de combustível passa para a parte externa do veículo.
1979 Novas lanternas traseiras maiores e circulares (apelidadas de “Fafá”).
Oferecidas versões à alcool.
Novo espelho retrovisor externo, retangular em plástico preto.
1980 Oferecidos apoios de cabeça opcionais.
Lançada a Série Prata, com pintura em prata e interior cinza.
1981 Novo volante.
1982 Novo painel de instrumentos.
1983 Oficializado o nome “Fusca” pela VW do Brasil.
Deixam de ser oferecidas as lanternas traseiras pequenas.
Fica em linha apenas a versão 1300, sendo descontinuada temporariamente a motorização 1600 cm³.
1984 Passa a oferecer apenas a motorização de 1.600 cm³.
Os modelos a álcool recebem ignição eletrônica.
Nova série especial Love, em tom azul metálico.
1985 N/D
1986 Novo painel revestido.
Bancos reclináveis com apoio de cabeça e volante espumado.
Primeira paralisação da produção do Fusca no Brasil.
Um lote numerado de últimos exemplares saem das linhas de montagem com acabamento aprimorado (conhecidos como “Fusca última série”).
1987 O Fusca não foi produzido.
1988 O Fusca não foi produzido.
1989 O Fusca não foi produzido.
1990 O Fusca não foi produzido.
1991 O Fusca não foi produzido.
1992 O Fusca não foi produzido.
1993 Relançamento do Fusca (Conhecidos como “Fusca Itamar”).
Passa a oferecer ignição eletrônica.
Passa a oferecer pára-brisa laminado.
Novos pneus radiais sem câmara 165-15.
Novos bancos e acabamentos internos.
Novo logotipo Volkswagen deslocado para o meio do capô do motor e novo emblema “Fusca”.
Passa a utilizar catalizador (devido a novas regulamentações ambientais) e cintos de segurança dianteiros de três pontos e retráteis.
Oferece cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos e bancos com apoio de cabeça de série.
Novo revestimento de proteção contra fogo no cofre do motor
O câmbio continua com quatro marchas mas com nova elação de diferencial de 3,88:1.
Nova gama de cores, mais sofsticadas e com diversas opções metálicas.
Os frisos cromados laterais das versões anteriores é substituído por um adesivo nos tons verde e amarelo.
O escapamento passa a ter saída única (nova surdina), na parte inferior do pára-lama traseiro esquerdo, substituindo as tradicionais saídas centrais duplas.
Pára-choques na cor do carro.
1994 Sem modificações.
1995 Sem modificações.
1996 >>> Surge a Série Ouro, com revestimento interno do esportivo Pointer GTi, mostradores de fundo branco, faróis de neblina e outras sofisticações. Os último Fusca foi produzido em 28 de junho de 1996.
2 comentários:
Cara parabéns pelo blog , ótimas matérias , estou linkando ok ?
Abraço
Ramon
http://escarabajo62.blogspot.com/
Muito Obrigado Ramon, como diz o próprio nome é o blog do fusca para os amantes dos fuscas!
VLW! jájá mais postagens!
Pedro.R
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