domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quanto tempo dura o motor do fusca ?

Quanto tempo dura um motor de Fusca? 

A resposta pode ser estimada, mas o que vai determinar a sua durabilidade é a maneira de dirigir do motorista e o tipo de manutenção que o veículo recebe. Se você quer aumentar a durabilidade do seu motor, aqui vão algumas dicas.

A maneira como o veículo é utilizado diariamente influencia diretamente na durabilidade do motor. O motorista que roda freqüentemente em percursos curtos e em baixas rotações, provavelmente terá a durabilidade de seu motor reduzida, ao contrário do que todo mundo pensa.



É que funcionando a maior parte do tempo em baixas rotações, a lubrificação interna é menos eficiente do que em médias rotações, e como o trajeto é muito curto, o motor praticamente não atinge a temperatura ideal de trabalho, aumentando o desgaste das partes móveis do motor, além de aumentar a carbonização de velas e cilindros.

Operando em altas e médias rotações, em velocidades mais constantes, como a utilização em estradas, o motor tem um ajuste mais equilibrado de suas peças internas e, trabalhando em rotações mais uniformes, ocorre uma combustão mais homogênea.

Isto faz com que as velas e os bicos injetores (ou carburador) fiquem limpos.

Os motores alimentados por injeção eletrônica possuem um funcionamento mais equilibrado em função da regulagem mais precisa e constante, o que reflete também na sua durabilidade.

Aquecendo

Cuidar bem do motor (alimentado por caburador) começa no próprio aquecimento pela manhã. O motorista não deve aquecer o motor durante muito tempo (30 segundos no máximo), nunca em altas rotações e nem usar o afogador depois que o motor atinge a temperatura ideal. O combustível em excesso na câmara acaba não sendo queimado totalmente e desce pelas paredes dos cilindros, comprometendo a lubrificação. Aliás, carros que rodam nestas condições (curtos trechos sem atingir com frequência a temperatura ideal) devem trocar o óleo pelo tempo de uso, já que ele se contamina com mais frequência.

A boa qualidade do lubrificante, que tem entre outras funções a de evitar o desgaste dos componentes móveis e a de refrigeração interna, é fundamental para aumentar a durabilidade do motor. Portanto, o motorista deve ficar atento para os períodos de troca e controlar periodicamente o nível de óleo do motor. É considerado normal o consumo de um litro de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados. Por falar em qualidade, a do combustível utilizado também influencia diretamente na durabilidade. Se ele estiver fora das especificações, poderá provocar danos ao sistema de alimentação e aos componentes internos.

Outra providência que contribui para a durabilidade do motor é o estado das velas, que devem estar em perfeitas condições de limpeza e com a folga indicada para os eletrodos, para que a mistura ar/combustível seja queimada corretamente. Elas devem ser checadas a cada 5.000 quilômetros e a troca é geralmente recomendada a cada 10 ou 15 mil quilômetros (alguns veículos mais modernos tem um prazo bem mais ampliado).

A maneira como o motorista troca as marchas também influencia. Ela deve ser feita na rotação próxima da faixa de torque, pois quando a marcha é trocada muito abaixo dela, além da mistura não queimar corretamente, os componentes internos são mais exigidos. Acelerar ou frear bruscamente também exige maior esforço de todo o conjunto. É preciso alertar o motorista para as “preparações” que, inevitavelmente, reduzem a durabilidade do motor. O turbo é um bom exemplo desta redução, cuja extensão vai depender da pressão adotada.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Fusca mais antigo do mundo (KDF-Wagen / VW38)



Encontrado bastante descaracterizado ste KDF-Wagen fabricado pela Porsche para os nazistas está sendo restaurado na Alemanha.


Este modelo, talvez o bisavô dos modelos que vimos por aí apresentou pela 1a vez a forma original do Fusca e a dupla de vigias traseiros.



Talvez tenhamos chegado ao ponto mais alto da árvore genealógica dos VWs com essa descoberta!
Quando este carro foi encontrado no ano passado, na Lituânia. estava em muito mau estado. A tampa da frente havia sido cortada para dar espaço a uma grade de radiador. O carro teve implantado um motor DKW, as janelinhas traseiras características faltavam e o carro tinha sido pintado de vermelho.
O VW 38 apresentou pela 1a vez a forma original do Fusca e a dupla de vigias traseiros.
Quando este carro foi encontrado no ano passado, na Lituânia. estava em muito mau estado. A tampa da frente havia sido cortada para dar espaço a uma grade de radiador. O carro teve implantado um motor DKW, as split windows traseiras características faltavam e o carro tinha sido pintado de vermelho.

“”E sobre os longos suportes que saem das dobradiças para uma barra na parte de baixo da tampa do motor. Isso pode ser visto em fotos do período da série VW38. Será que alguém acidentalmente fabricou esse tipo de coisa? O dono ainda diz que existe uma evidência de 24 entradas de ar na parte inferior da janela traseira (modelos mais atuais dos “splits”tem 21 entradas em cada lado).”
Citando o usuário “Undis” do site TheSamba que afirma que trata-se de um exemplar original do VW38 (pré-produção):

Fotos de época para referência:


“Considerando que os 3 carros modelo V303 presentes na fabrica no lançamento do modelo foram destruídos este só pode ser um exemplar do lote de automóveis produzidos na fase de pré-produção entre Maio e Outubro de 1938, o que faria deste um série VW38
.”
O VW38 será apresentado pela primeira vez para o público no Museu de Hamburgo de protótipos, no final de abril de 2011


Vídeo:

Fusca 1500 / Fuscão – Linha de Montagem VW

Fotos da linha de montagem do Fuscão em 1972 e 1973.
 
 

 




Manual do Kübelwagen – Depto de Guerra dos EUA 

Documento escrito em 1944 pelo departamento de guerra americano sobre a manutenção dos Kubelwagens.

Muitos detalhes técnicos sobre manutenção de motor, suspensão, elétrica e carroceria! DOWNLOAD

Guinness Book: Recorde no tempo da troca do motor do Fusca

Confira no video a seguir o cara que quebrou o recorde mundial no tempo de troca do motor do Fusca!

Tudo em 1 minuto e 4 segundos!!! Alguem ai quer quebrar o recorde?

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fuscas Rebaixados

Lindo e diferente Fusca rebaixado e com pintura personalizada

 


O Volkswagen Fusca recebeu uma personalização estilosa e diferenciada que deixaram o modelo ainda mais exclusivo e diferenciado.
O Fusca conserva seu visual original, apimentado com uma suspensão rebaixada e uma exclusiva pintura tipo saia-e-blusa nas cores preta e vermelha. Continue lendo


Em construção: Lindo Fusca DUB com rodas aro 20


Ainda em fase de construção, esse belo Fusca rebaixado já chama a atenção pela qualidade da pintura e na execução do serviço, além do bom gosto na sua personalização.
As suas enormes rodas cromadas aro 20, suspensão rebaixada e preparada, além de seu visual clean, reserva uma boa dose de ansiedade de ver esse mangnifico projeto finalizado
.


Um Fusca rebaixado e diferente

Fusca rebaixado
Nessa preparação, o histórico Volkswagen Fusca recebeu algumas mudanças diferentes como seu exótico “boné”.
Além disso, o Fusca foi extremamente rebaixado com as rodas traseiras com cambagem negativa que não me agradam, mas mesmo assim o modelo esbanja simpatia com seu visual exclusivo.

 

Fusca Custom preto fosco

Fusca tunado
Excelente personalização do Fusca seguindo o estilo custom. O besouro da Volkswagen recebeu uma incomum pintura preto fosco, rebaixamento de sua suspensão e rodas com calotas cromadas. Além disso, seu interior também recebeu uma personalização a altura, com um acabamento de muito bom gosto.


Fusca tuning e germanlook

Lindo fusca equipado no estilo germanlook. O Fusca equipado com teto solar e rebaixado recebeu um jogo de rodas que casou bem com seu visual.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dia nacional do fusca!


Os adoradores do Fusca comemoram nesta quinta-feira (20) o Dia Nacional do modelo. A data foi criada pela própria Volkswagen na década de 80 e faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996, ano em que o Fusca deixou de ser fabricado pela segunda vez.

O carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo, tanto para a sua aquisição quanto para a manutenção. Por isso, ele conquistou o título de o carro mais vendido no mundo, com 21 milhões de unidades comercializadas nos 75 anos de existência. Somente no Brasil, o compacto foi líder de mercado por 24 anos seguidos e vendeu 3,1 milhões de unidades.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Teoria - do - fusca

Onde tem um Fusca, sempre tem outro

O Fusca, simpático carro da Volkswagen que sobreviveu por gerações, teve sua origem na Alemanha Nazista, quando Adolf Hitler pediu a Ferdinand Porsche que criasse um carro para a familia alemã, e esse carro deveria ser capaz de:

- Levar 2 adultos e 3 crianças

- Alcançar 100km/h e manter essa velocidade

- Consumir no máximo 13km/l

- Ser refrigerado a ar, pois as garagens da Alemanha naquela época não tinham aquecimento e poderiam congelar o liquido de arrefecimento

- Levar 3 soldados e 1 metralhadora

- e deveria custar no máximo 1000 Marcos Imperiais, que era o equivalente a uma boa motocicleta na época.

O Fusca foi um dos carros mais vendidos da história, e deve ter sido isso que gerou a cômica constatação abaixo:

Onde tem um Fusca, sempre tem outro

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É incrível, toda vez que você vê um Fusca, é só olhar em volta que você acha outro.
Mais fotos na extensão da postagem.

Edit: Achei finalmente o site aonde conheci essa teoria, que é do Luis Moraes! Clique aqui
Belas cores.

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Ué, pintura também vale?

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Fusca - v8




Fusca motor dianteiro (V8)

À primeira vista, é um simples Fusca, muito bem conservado, cuja placa denuncia o ano de 1966.
At a first glance, it looks it’s just a well preserved VW Beetle, with license plates that read 1966, indicating how long it has been around.

 
Pintura brilhante, cromados em ordem… mas esse Fusquinha esconde algo debaixo do capô…
Shiny paint job, nice chromes… but this Beetle hides something under the hood…


Epa, peraí, cadê o motor?
Wait a minute… where is the engine?



Tá no porta malas. E que motor! um belo 302 V8, retirado de um Maverick GT 1975!
It is in the trunk! and what an engine! the well known Ford 302 V8, borrowed from a 75 Maverick GT



Esse Fusca conta com um interior bem cuidado, com bancos de couro, todo acarpetado. Na traseira, a denúncia da preparação – o estepe, antes no porta-malas, teve que passar para dentro do carro, assim como o tanque de gasolina, instalado atrás do banco traseiro.
This Beetle has a very nice interior with leather seats and carpet everywhere. In the back seat, you can see that there is something different – the spare wheel, usually in the trunk, had to be placed inside the car, as well as the gas tank, installed behind the seat.



Ótimo acabamento no interior
The interior is very well trimmed 





e o belíssimo volante de madeira
And the beautiful vintage steering wheel 



Parede corta-fogo especialmente feita para o carrinho. O carro conta com uma estrutura tubular, criada especialmente para que o V8 pudesse ser encaixado, junto com o câmbio e o diferencial.
The firewall, rebuilt to fit the car. It has a tubular chassis, specially designed to fit the V8, along with the transmission.



O maravilhoso motor, que sem nenhuma preparação entrega cerca de 200cv para o carrinho. De acordo com o criador e dono do carro, Paulo Maria Ribeiro, 200cv são mais que suficientes para o tamanho do Fusca. E são mesmo – 0 a 100 em cerca de 6 segundos e velocidade máxima que passa dos 200km/h provam isso.
The beautiful engine, which with no tuning can deliver about 200hp. According to the builder and owner of the vehicle, Paulo Maria Ribeiro, 200hp are more than enough to the little car – and the numbers can confirm that – 0 – 60 in 6 seconds and top speed over 130 mph.




 Suspensão de Opala 6cc, freios de Maverick, caixa de direção totalmente adaptada do Uno (nenhuma outra cabia depois de colocado o V8!) e freio de mão do Corcel completam a transformação




Fusca Rosa Personalizado

Tuning ou Xuning ?


Mais feio que batida de trem



O estofamento mais parece aqueles sofás cafonas dos anos 70, em uma cor indescritível


E a forração vai longe. Super bem acabado. Aliás, conhece a Teoria dos Fuscas?


Uia que muderrrrrrrrrrrno, tem uma TV de tubo e um videocassete! (ta certo, eu sei que essas fotos são velhinhas)




Uia, uma cristaleira! Ótimo pra chamar o guarda pra um drink antes de ir pra cadeira por dirigir bebado! Porque pode ter certeza que o guarda vai parar essa nave espacial assim que avistar!



Ah… a Dama Rosa… tá bom né


Portas asa-de-gaivota… revestidas de veludo vermelho… quanto glamour!


Ah, o banco vira pra facilitar a entrada.  Que lindo né!


O negócio tem pink até embaixo!


Impressão minha ou essa suspensão é daquelas que fica “quicando”?


Pelo menos no motor o Pink fica escondido pelos belos cromados! mas só né!